Como sabido, o nosso presidente Lula nunca foi muito chegado a uma leitura, especialmente dessas que trazem siglas, pois isso implica em prévio conhecimento do significado de cada uma das letras que as formam. Muito esforço... Mas, daí dizer que ele não se dá ao trabalho de ler, isso não é verdade. Lê sim, principalmente quando o texto traz em destaque algumas palavras, expressões, nomes de amigos, ou siglas de sua intimidade, tanto para o bem como para o mal: Deus, PT, poder, Timão, Dilma, Fidel Castro, Hugo Chaves, Ahmadinejad, pinga da boa, mensalão, FHC...
Foi exatamente esta última que despertou o seu interesse. Não estava escrito exatamente FHC, seu Judas da malhação diária, mas LHC. Porém, como é normal ocorrer com as pessoas de leitura rápida e superficial, FHC ou LHC acionaram, em Lula, a mesma área de seu cérebro. “O que será que andam dizendo do meu antecessor? - questionou a si mesmo enquanto puxava os óculos para a ponta do nariz - “Se for crítica, ótimo. “Se for, contudo, elogio, tenho que entrar em ação...”
Custou a entender que não era FHC, a sigla de Fernando Henrique Cardoso, mas LHC, a sigla de Large Hadron Collider, que mesmo traduzida no texto (Grande Colisor de Hádrons) continuava a não lhe fazer qualquer sentido. Leu um pouco mais até sentir aquela costumeira pontinha de inveja, boa inveja é claro... “Se os europeus construíram essa gigantesca máquina em um túnel circular de 27 quilômetros a 100 metros de profundidade na Suíça, por que eu, Lula, o filho do Brasil, não poderei fazer o mesmo, ou melhor, uma maior ainda no subsolo da minha Garanhuns? Coisa chique, hein Marisa, podermos chegar às proximidades de Caetés, você, mais falante do que nunca, para apertarmos o botão da gigantesca máquina que irá a busca do bóson de Higgs” - exclamou entre entusiasmado e profético.
“Mas peraí, Marisa - gritou para a patroa que naquele momento ajeitava os bobs para dormir - Vixe mainha! Que raio de coisa é esse tal de bóson de Higgs? Mas, tá tudinho aqui: é a partícula subatômica que o cientista Higgs teorizou como sendo a responsável pelo início da matéria, também chamada de Partícula de Deus, e que teria - no momento primordial do Big Bang - dado começo a tudo o que conhecemos em termos de matéria no universo. É isso o que essa gente anda a procura.”
“Já sei Marisa. Vou colocar logo no PAC 3 a construção do nosso FHC, ou melhor, do nosso LHC do Nordeste. Vamos à procura da partícula que só eu sei que existe. Ela, quando manipulada magistralmente por mim, como nunca antes na história deste país, deu início ao Brasil que nunca existira até a minha posse em janeiro de 2003 quando de meu primeiro mandato.
Vamos à procura do bóson de Lula, minha tagarela Marisa Letícia...
Edson Pinto
Abril’2010
Um comentário:
De: Edson Pinto
Para: Amigos:
Caros amigos:
Na semana passada registrou-se o funcionamento bem sucedido da mais extraordinária de todas as máquinas construídas pelo homem. Trata-se do LHC (Grande Colisor de Hádrons) montado a 100 metros de profundidade em um túnel de 27 quilômetros nas proximidades de Genebra, Suíça, com o intuito, entre outros, o de encontrar o chamado bóson de Higgs.
Ao ler a matéria amplamente divulgada pela imprensa logo vi alguma semelhança com as peripécias do nosso presidente Lula. Por isso refleti sobre o tema e escrevi o texto desta semana com o título O BÓSON DE LULA.
Uma boa nova semana a todos!
Edson Pinto
Postar um comentário