14 de mai. de 2010

120) O EFEITO BORBOLETA


Tanto a Física, a Matemática como outras áreas do conhecimento humano se servem de uma teoria para explicar a razão pela qual, em sistemas complexos e dinâmicos, os resultados podem, e, quase sempre, se apresentam instáveis, nunca absolutos, jamais perfeitos, frequentemente mutáveis.

__ O que isso significa?

__ Olhemos para o céu! As nuvens se apresentam em um dado formato. Fechemos os olhos por alguns instantes! Ao reabri-los perceberemos que já não prevalece a mesma formação anterior. Infinitas micro-influências de temperatura, pressão atmosférica, velocidade dos ventos, composição química das nuvens bem como de outros elementos interagem para determinar um resultado - na prática - impossível de ser previsto com absoluta certeza. Chamam a isso de Teoria do Caos.

As condições pré-formação do Universo eram caóticas assim como também o são as condições meteorológicas com as quais nos relacionamos com muita freqüência em nosso dia a dia. O Universo era antes de ser tal qual agora e para todo o sempre caótico por excelência.

__ E, por que é tão difícil, ou quase impossível, projetar um resultado estável sobre a evolução de um sistema complexo?

__ A complexidade das interações dos elementos dentro do sistema, associadas, ou não, a aleatoriedade, ruídos e erros microscópios conduzem ao caos. A ilustração mais clássica disso toma a alegoria da borboleta que ao bater suas asas em um ponto qualquer pode desencadear uma tempestade de grandes proporções, tempos depois, do outro lado do mundo. O Universo, em sua grandiosidade e os encantos da natureza, em que pese sua harmonia estética, traz aleatoriedade e caos.

O conhecimento humano sobre a mecânica celeste e sobre o movimento das placas tectônicas, por exemplo, é apenas um verniz na complexidade que conduz ao caos. Não há como prever hora precisa, local exato e intensidade de terremotos como os que mataram milhares de pessoas no Haiti, no Chile e na China. Quando, como e com que fúria exatamente viriam as chuvas do Rio, a nevasca da Europa ou a erupção do vulcão Eyjafjallajkull na Islândia.

Se a Teoria do Caos e seu efeito borboleta encontram-se entranhados nas ciências exatas imaginem se também não estaria nas relações humanas? A psique, as interações sociais, o exercício das artes, da música e das religiões, só para citar algumas áreas em que o acaso, o fortuito, o acidental e o conveniente prevalecem, só podem ter característica de caos.

Mas, que triste seria se as ações humanas tivessem a previsibilidade estável se nem os elementos naturais têm?

Cada um de nossos atos pode, tal qual o bater de asas de uma borboleta, desencadear reações que nem sequer imaginávamos possíveis. Por que não?

Edson Pinto
Maio’ 2010

3 comentários:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos

Caros amigos:

Já perceberam que nem tudo na vida ocorre com previsto? A vida é assim mesmo! Não só a vida, mas o Universo como de resto...

Talvez, porque em menos de 30 dias começa a Copa do Mundo e já mantemos - como é do hábito bem brasileiro - expectativas quanto a vencermos de novo. Muito bom se isso ocorrer. Apesar de um treinador teimoso, temos grandes jogadores e muita tradição no futebol. Só não temos - friamente falando - a certeza de que isso nos levará ao hexa.

Não foi por essa razão especifica e sim porque refleti sobre muitas coisas na vida que não ocorrem com previsibilidade lógica é que escrevi esta semana o texto O EFEITO BORBOLETA. Já está publicado no meu blog ou pode ser lido na versão Word que envio como arquivo anexado ao presente.

Um bom final de semana a todos!

Edson Pinto

Unknown disse...

Hermann Hesse já dizia em Sidarta" cada ato é com uma pedra jogada na lagoa ,cria círculos e consequências impreivíveis" é por isto que devemos analisar cada gesto cada ação porque , a colheita é sempre obigatória.
Parabéns por seus textos.

Unknown disse...

Hermann Hesse já dizia em "Sidarta" "cada ato é como uma pedra jogada numa lagoa, cria círculos e consequências imprevisíveis"
Assim é a vida. Temos que pensar sempre na nossas ações, pois a colheita dos resultados é sempre obrigatória.
Parabéns pelo seu blog !