19 de dez. de 2013

254) DE NOVO O NATAL

Se o Natal não existisse, e independente das razões pelas quais ele, de fato, existe, haveria de ser inventado, pois a humanidade dele não prescinde para pelo menos uma boa causa: Nunca vi outro momento ao longo do ciclo anual e repetitivo da vida que se mostrasse mais adequado para a celebração de sentimentos tão nobres quanto a amizade, a irmandade, a fraternidade.

Por que todo mundo quer se encontrar em algum momento no final do ano? Por que queremos estar à mesa com os nossos entes queridos mesmo que seja para uma confraternização que pode durar não mais do que uma única noite? Por que queremos dar um presente, por mais simples que seja, a alguém que muito consideramos? Por que queremos ser solidários com os mais necessitados, com uma criança órfã, com um ancião esquecido ou com uma família que vive na penúria? Por que queremos abraçar, beijar, sussurrar palavras de conforto ou mesmo declarar o nosso amor?

Tudo isso podia ser feito a qualquer momento, mas - convenhamos - fazê-lo nas proximidades do final dos anos parece ser o mais apropriado. É ou não? Em “Perfume de Mulher”, não exatamente no Natal, mas próximo dele, o filme estrelado por Al Pacino no papel do carrancudo tenente-coronel reformado Frank Slade, cego em um acidente na guerra, encontra o seu próprio momento para celebrar uma vida que ele julgava inútil e que, na cabeça dele, deveria ser levada a cabo. Ele foi buscar em coisas que lhe faziam sentido, como dançar um tango com a mulher que exalava um doce perfume, dirigir uma Ferrari, mesmo sendo cego, ter um encontro amoroso e ainda reencontrar a família com a qual nunca se deu bem, o seu momento de sentimentos nobres.

No final do ano, tudo isso nos aflora e é por isso que nos lembramos de muitas coisas, especialmente dos amigos. Mesmo e principalmente daqueles que nunca ou raramente respondem o seu e-mail; não têm tempo ou não conseguem se organizar o mínimo suficiente para responder um cartão eletrônico, já que o tradicional de papel enviado pelos correios já está em desuso; telefonar para um breve alô ou curtir o seu post no site da rede social. O espírito do Natal traz embutido em si este milagre: Ele é capaz de entender que as amizades são tão profundas que prescindem de atos simbólicos. Ela pode ser percebida mesmo que não estejamos na mesma sintonia, uma vez que a vida é para cada um de nós um desafio particular. Muito embora os mundos corram em paralelo, vez por outra eles se cruzam aqui e ali já que a essencialidade que caracteriza o trilho de cada um encontra correspondência com a dos amigos.Se nunca encontra, então não é amizade verdadeira...

Mensagem de Natal também precisa ser breve, principalmente neste mundo moderno de muita correria. Por isso, vai aqui nestas poucas linhas o meu fraterno abraço a todos os amigos guardados no meu coração: Desejo a todos não só encontros significativos com seus familiares e outros amigos neste final de ano, mas que tenham um novo ano intenso como intensa e rica deva a ser a nossa vida, esta passagem rápida, por este mundo material finito, com eventos transitórios, riquezas que se extinguem, raivas que se diluem, egoísmos que não perduram, alegrias que sucumbem, porque – penso assim – é na outra fase que sentimentos nobres como a amizade, a irmandade e a fraternidade mostram todo o sentido de serem eternos.

Feliz Natal e próspero 2014!


Edson Pinto 
Dezembro' 2013

4 comentários:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos

Caros amigos (as):

Podem parecer cansativas e repetitivas todas essas mensagens de Natal que se faz ao final de cada ano.

Eu não acho, tanto que sempre encontro umas ideias e palavras novas para saudar com sinceridade todos os meus amigos.

Vai, portanto, aqui, a minha mensagem de final de ano com os meus votos de Feliz Natal e um próspero 2014!

Volto depois do carnaval...

Edson Pinto

Anônimo disse...

Edson
Muito linda sua mensagem de Natal;
de grande sensibilidade... Para mim está infinitamente distante de ser cansativa ou repetitiva.
Penso que sempre é momento de demonstrar e receber afeto.
O Natal é realmente um momento onde as pessoas se permitem sentir mais...
Minha familia estará junto à sua no Natal, num encontro muito significativo e sincero.
Abraço
Cristina Taurizano

Unknown disse...

Edson,
Muito bonita a sua mensagem éa pura verdade, mas sempre encontramos forças para a renovação.
Um Ótimo Natal e um Ano Novo com muita Paz, Alegrias e Saúde.

Abraços.
Mattoso

Anônimo disse...

Feliz Natal !!!!!!!!!!!!!!
Feliz 2014, 15, 16 .....!!!!!!!!!!
Margarida de Matos