4 de abr. de 2010

115) NA SIMPLICIDADE, A SABEDORIA...


Jovens! Vocês que freqüentam modernas faculdades de economia, pós-graduação em marketing, mestrado em estratégias empresariais, cursos especializados em técnicas avançadas de gestão de negócios e, avidamente, buscam dominar tecnologias revolucionárias que favorecem o seu sucesso profissional, eu lhes digo de forma peremptória, conclusiva: Esqueçam tudo o que aprenderam!

Esqueçam seus “laptops” e seus “notebooks” que produzem planilhas maravilhosas, seus “twitters” que lhes permitem passar mensagens instantâneas para milhares de seguidores, seus “iPhones” e “blackberries” da vida que acessam a qualquer momento e lugar seus “e-mails” e seus sites prediletos. Esqueçam até mesmo o “iPad” que ainda nem chegou por aqui, mas que já promete internet fácil e “eBooks” como nunca antes na história da humanidade.

Esqueçam tudo isso e procurem a chave do sucesso em coisas bem simples!

No mundo de hoje, quase tudo gira ao redor da mais persistente e essencial de todas as atividades humanas: VENDER . Profissional ou amadoristicamente vendemos produtos, vendemos serviços, vendemos ideias e conceitos, tudo para termos como contrapartida, além do vil metal que sem o qual não conseguimos viver, também coisas menos materiais como simpatias, amizades e respeito, por exemplo.

Estes três últimos componentes, mesmo que não os percebamos de forma consciente, correspondem no fundo à maior parte dos nossos anseios: atrair simpatias para nós mesmos (o ideal humano supremo de ser amado) ou simpatia para com a causa que defendemos; conquistar amigos e sermos respeitados. Eis aí jovens deste mundo moderno, o que de fato vale a pena conquistar!

E não é porque o homem se modernizou que as coisas básicas devessem ser esquecidas como se o novo fosse, necessariamente, sempre o melhor. Não, jovens! Não é necessário irmos tão longe nem no tempo nem no espaço físico para encontrarmos exemplos de que as boas lições de vida encontram-se disponíveis, de forma graciosa, nos lugares mais simples e com pessoas desprovidas dessa sofisticação do mundo competitivo em que vivemos.

Querem ter uma lição disso? Não é preciso mais palavras escritas para provar-lhes o que acabo de dizer. Cliquem na seta do filmete abaixo e assista a dois comerciantes “matutos”, por natureza, mas detentores de uma sabedoria que as Universidades em “Business Administration” não sabem, ainda, como bem transmitir.

LIGUE O SOM...


Edson Pinto
Abril 2010

4 comentários:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos

Caros amigos:

Hoje, domingo de páscoa. Páscoa é ressurreição, portanto, renascimento, fertilidade e passagem. Passagem da morte para a vida, como ocorreu com Jesus. Nós, mortais e pecadores, nos alimentamos da mesma simbologia e fazemos da páscoa de todos nós cristãos a nossa própria páscoa.

O progresso do mundo tende a nos distanciar das coisas simples. Vivemos a ilusão do “novo-maravilha”, do “novo-melhor” e mais avançado. Esquecemo-nos de que na simplicidade podemos encontrar as sabedorias mais sólidas. Se esquecemos disso, felizmente, vez por outra, há sempre uma páscoa, uma passagem, um recomeço nos nossos modos de pensar e agir. Por isso, neste dia de páscoa escrevi o texto “NA SIMPLICIDADE, A SABEDORIA.. .” para refletir sobre o retorno ao princípio de atos simples de nossas vidas.

Que todos tenham tido um bom domingo de páscoa!

Edson Pinto

Blog do Edson Pinto disse...

De: L. C. Melhado
Para: Edson Pinto

Caro Edson,

Com a sabedoria transmitida no filmete estou certo que muitos marketeiros escreveram livros, artigos para revistas especializadas, criaram teses sobre venda adicional, como encantar o seu cliente, etc... e etc......e mais, registraram, patentearam ideias e ganharam dinheiro com palestras......talvez..... até tenham lembrado de pagar algum para o Sr Almeira ou para o Roninho.

Abs,

Melhado

Anônimo disse...

Boa noite Edson,
Nao é sempre que visito seu blog, porem sou um grande admirador, leio ou melhor aprecio cada um dos seus textos, fico feliz por ter acesso a tamanha riquesa de informaçao... SIMPLICIDADE A SABEDORIA relata algo que venho observando nesse mercado que constantemente muda o cenário, Hoje, nao basta ser bom numa determinada profissão, tem que ser vendedor, entender a necessidade do cliente e se antecipar as mudanças. Parabéns e mais uma vez Obrigado!

Unknown disse...

Boa noite Edson,
Nao é sempre que visito seu blog, porem sou um grande admirador, leio ou melhor aprecio cada um dos seus textos, fico feliz por ter acesso a tamanha riquesa de informaçao... SIMPLICIDADE A SABEDORIA relata algo que venho observando nesse mercado que constantemente muda o cenário, Hoje, nao basta ser bom numa determinada profissão, tem que ser vendedor, entender a necessidade do cliente e se antecipar as mudanças. Parabéns e mais uma vez Obrigado!