5 de ago. de 2010

131) MEU CAPITEL - EM PROSA E VERSO...

EM PROSA...
Minha sina e prazer é mantê-la exuberante em seu píncaro de destaque. Sou o fuste necessário, seu suporte vital, a base que ancora bons e maus momentos dessa via finita em que o acaso, generoso, a mim a sobrepôs.

Ela é o meu capitel rebuscado, com volutas harmoniosas que me serenam a alma e geram o frenesi, causa e razão maiores de meu viver. Se esse edifício de ilusões se romper por excesso ou falta de amor, por culpa, falta ou excesso de bondade, ainda seremos apegados amantes que nunca se deixam.

Explodam meu cerne e façam-me em mil frangalhos. Meu capitel se desprenderá do ábaco que lhe isola acima e cairá comigo em mil fragmentos, também. Como esculpidos da mesma matéria, é no pó que nos reencontraremos para nova síntese, mais profunda e pronta para re-aventuras, juntos.

Edson Pinto

... EM VERSO

Minha sina e o prazer que a alma anela,
É vê-la fulgente em seu píncaro astral.
Quero ser a base serena, seu fuste vital
Do conjunto contíguo que o acaso revela.

Ela é o meu doce e rebuscado capitel,
Com volutas suaves que a vida acalma.
Inda que a jornada desse árduo tropel
Faça tremular os pilares da minha alma.

Explodam-me em frangalhos o cerne
E do ábaco que lhe isola, cairá comigo
Meu capitel que em igual dor se externe.

E no pó que nos torna à mesma origem,
Sobre todos os percalços de novo erigem
Aventuras que com ela sempre eu sigo.

Edson Pinto
GLOSSÁRIO:
Capitel: Arremate superior, em geral esculturado, de pilastra, balaústre e outros. .
Fuste: A parte principal da coluna, entre o capitel e a base.
Voluta: Ornato espiralado de um capitel de coluna.
Ábaco: A parte superior do capitel da coluna que o protege, pois ele geralmente é delicado e frágil. O anteparo superior.

2 comentários:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos

Caros amigos:

Fugi por alguns dias do agito da nossa paulicéia desvairada e busquei refúgio nas montanhas de Minas. Vou sempre à Ouro Preto, cidade de origem de meu ramo luso-brasileiro. Em lá estando, não há como não se envolver com o espírito libertador de Tiradentes e com a riquíssima arquitetura colonial da velha cidade. Ouro Preto é um museu a céu aberto. Quem não a conhece deveria programar-se para fazê-lo. Vale à pena!

De ver construções grandiosas, mesmo predominantemente no estilo barroco, voltei pensando na beleza das colunas que sustentam edifícios antigos. A História das artes nos ensina que é da Grécia Clássica a concepção das colunas como elemento estrutural e decorativo. Vi alguma relação entre as colunas e vida. Assim, escrevi o texto desta semana para refletir sobre isso. Como nada publiquei na semana passada, devido à minha ausência, faço este meu texto MEU CAPITEL em duas versões, uma para a semana passada e o outro para esta.

Bom final de semana a todos!

Edson Pinto

Blog do Edson Pinto disse...

De; Gilberto N. Canto
Para: Edson Pinto

Caro Edson,

Maravilhoso texto...

Obrigado.

Abs, Giba Canto.