12 de set. de 2014

275) FORÇA DE VONTADE


Assim como a gasolina move o carro, a eletricidade dá imagem ao televisor e o vento gira a pá do moinho, a força de vontade interna também movimenta a nossa existência. Thomas Carlyle nos legou a frase de que “o homem nasceu para lutar e que por isso a vida é uma eterna batalha”. Já que temos tanta certeza de que um ser humano apático, desprovido de motivação, de força de vontade tende a ser um pária, por que então nos ocorre de ver tanta gente arruinada pelo simples fato de não conseguir se organizar e de se motivar para fazer das suas vidas um projeto exitoso?

De todas as deficiências que podem acometer o ser humano, certamente a falta da chamada “força de vontade” é uma das maiores. Ela imobiliza o homem naquilo que tem de mais precioso e que se constitui no maior dom recebido do Criador: o seu livre-arbítrio. Se fosse para viver imobilizados, sem atitudes e sem contar com a força de vontade que movimenta o nosso corpo, as nossas decisões, as nossas atitudes para superar desafios, então teria sido melhor que tivéssemos nascido no ramo vegetal e não no animal. Como plantas, estaríamos - pelo menos em tese - libertos da necessidade de criar motivações para agir, mas estaríamos, por certo, condenados a viver no mesmo local e a depender do que outras forças da natureza viessem a nos ofertar graciosamente como a água, o adubo, o sol e a brisa que refresca.

William Shakespeare metaforizou que o nosso corpo é como se fosse um jardim, e que a nossa força de vontade é como se fosse o jardineiro que o faz prosperar viçoso. O que devemos entender é que a determinação, o poder de tomar decisões e as ações que disso decorrem são como o combustível que nos faz mover e nos faz acontecer no palco transitório da vida. Quando não se tem vontade, não se tem força para nada. Um homem forte fisicamente, mas que não tem a vontade de remover um objeto que lhe obstrui o caminho certamente não prosseguirá na sua caminhada. Ao contrário, uma vontade férrea para ser aprovado no vestibular de uma determinada Faculdade dará força e concentração suficientes para o sucesso profissional e pessoal de um jovem determinado a vencer na vida.

Há uma janela de oportunidade para o desenvolvimento do poder de decisão e da “força de vontade” no ser humano. Como quase todas as demais facetas do caráter, esta também se encontra aberta, de par em par, no período da infância. Aos pais e educadores cabem criar estímulos que levem as crianças a exercitar a suas iniciativas e o enfrentamento de desafios bem como das obrigações que precisam ser vencidas para a consecução de certos propósitos. Aqueles que são criados com a ajuda e assistência exageradamente generosa de provedores fartos tenderão - no futuro - a continuar na dependência dos outros ou, o que é ainda pior, estarão sempre postergando decisões e ações que por suas naturezas clamam pela necessária, pessoal e intransferível “força de vontade”.

Você é do tipo que está sempre deixando para fazer amanhã aquilo que já poderia ter sido feito hoje mesmo?

Se sim, saiba que você pode ter sido acometido dessa que é a mais básica das deficiências do ser humano. Se não tem organização e vontade para fazer as coisas acontecerem, com muita certeza, todos os outros problemas que reconhecidamente você já tem, não serão resolvidos. A mesma falta de vontade que o impede de começar a caminhar para ter uma saúde física mais saudável; iniciar aquele curso que sempre imaginou; podar aquela árvore de sua casa que está com o crescimento para o lado errado ou marcar aquela consulta sempre adiada a determinado médico especialista é a mesma que lhe rouba a disposição para se tornar mais paciente com os outros; menos arrogante; prestar mais atenção ao que lhes falam; colocar mais ordem na própria vida e tantas outras deficiências que o impede de ser feliz ou mais feliz ainda do que já é.

Lembremo-nos de Ésquilo: “Quando um homem tem força de vontade, os deuses dão uma ajuda”. E de Mahatma Gandhi: “A força não provém da capacidade física, mas sim da vontade férrea”.

Edson Pinto

Agosto’ 2014 

3 comentários:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos

Caros amigos (as):

Tem gente que nunca faz o que devia ou adia sistematicamente o cumprimento de certas obrigações.

Estratégia de vida?

Pode ser em algumas situações especificas, mas na maioria das vezes isso reflete uma das deficiências do ser humano. Talvez a mais grave de todas, pois sem atitude, sem vontade de fazer, todas as demais deficiências se afloram.

Pensando nisto, escrevi nesta semana o texto FORÇA DE VONTADE que se encontra neste post.

Bom final de semana a todos!

Edson Pinto

Giba Canto disse...

Caro Edson, texto impecável como sempre e grande alerta a todos nós. Abs, Giba Canto.

Blog do Edson Pinto disse...

De: Roberto Barbieri
Para: Edson Pinto

Grande texto, Edson. Mesmo os campeões de 'força de vontade' podem ter seus momentos e fases. Como diz o Giba Canto um tal alerta é valiosíssimo para todos. Além de guardá-lo, vou espalhá-lo para uns e outros por aí! Abraço,

Roberto Barbieri