1 de set. de 2008

45) PINGOS NOS I's (set'08)


Tem circulado de forma insistente pela Internet uma carta atribuída a uma pessoa de origem holandesa, sem identificação do nome, que tece loas ao Brasil, ao mesmo tempo em que nos chama a atenção para a baixa estima a nos acometer quando falamos de nós mesmos.

Nada contra sermos objeto de criticas tão doces. Combate nosso complexo da gata borralheira e nos vinga com exemplos mundo afora - diga-se de passagem, muito questionáveis - para com isso mostrar que somos um povo inteligente, esperto, generoso, progressista e com tantos predicados que até nos comove. Será?

Fiquei com a impressão de que o texto é uma daquelas farsas ultranacionalistas para atender a interesse do governo de plantão, ou ainda, a lavra de um gozador ao estilo do saudoso Stanislaw Ponte Preta ou mesmo da turma do Gazeta e Planeta. Se o espírito é pobre, claro, cai nessa esparrela de capturar ingênuos.

Preferi lê-la com o meu “desconfiômetro” ligadinho. Assim, para não deixá-la prosperar impunemente, fiz uma análise de ponto a ponto de tal carta, deixando em cada um deles o meu comentário e com isso colocando os pingos nos seus devidos i’s. O início de cada item, em preto, é da autora da carta. Os comentários, em azul, são meus. Para ver se você concorda com a minha análise clique aqui para acesso ao texto.

Edson Pinto
01/9/08

Nenhum comentário: