9 de dez. de 2008

62) MERO PIXEL (dez'08)

 __ Meu amigo, você sabe quantas estrelas existem na Via Láctea, o conjunto estelar dentro do qual se encontra esse ponto insignificante que é o nosso planeta Terra? São 200 bilhões de estrelas iguais ou maiores do que o nosso provedor de vida, o rei Sol. E veja que a Via Láctea é apenas uma das galáxias de um total estimado de 100 bilhões de outras. Multiplique - se conseguir - os dois números e concluirá que não há espaço suficiente nesse seu caderninho aí para registrar todos os zeros que virão depois do número 2. Então, tente se for capaz!

__ E digo mais: se olhar apenas para a Terra, verá que você nada mais é do que uma simples unidade de uma população que já beira aos 7 bilhões de terráqueos. Portanto, meu caro, você não é nada de especial. Diria eu, agora fazendo uso de uma linguagem mais high-tech, você não passa de um mero e banal pixel. No máximo, no máximo, algo como um daqueles minúsculos pontinhos que na tela do aparelho de TV da sua casa reproduz um pálido fragmento de luz.

__ Espero que já se tenha dado conta de quão insignificante você é diante da grandeza infinita do espaço sideral. E vem, neste momento, se colocar como um ser tão especial como se o universo postasse aos seus pés e, sobre tudo o que ele contém, pudesse reinar soberanamente para mudar sem escrúpulo nenhum a ordem correta das coisas em seu benefício próprio?

__ Se pudéssemos materializar a sua vaidade e transformá-la em uma estrela, aí sim, poderíamos vê-la como uma de especial grandeza, superior ao Sol e até mesmo a quaisquer outras das tantas que inundam o firmamento. Mas, como isso não é possível, resta a você, meu caro, apenas manter-se quieto e ordeiro no lugar que ocupa. Tire definitivamente dessa sua cabecinha presunçosa qualquer intenção de se colocar na minha frente para realizar prioritariamente o seu intento.

__ Mas, senhor, eu só precisava urgentemente...

__ Que falta de humildade, meu irmão. Passar na minha frente, nunca. O melhor que você faz agora é usar as folhas de seu caderninho e limpar-se ali por detrás daquela coluna, pois como um mero pixel que é, pode até brilhar, mas exalar esse cheiro horrível que já me incomoda, nunca...

__ Vá seu mero e fedorento pixel para detrás da coluna e limpe-se como puder! Chegou a minha vez e tenho que pentear os meus cabelos...

Edson Pinto
Dez'08

Nenhum comentário: