28 de jun. de 2012

207) DISCUTINDO A RELAÇÃO

__ Ângela, amor da minha vida, você já pensou como tudo poderia ter sido diferente se tivéssemos optado por outro caminho que não este que acaba de nos levar a tamanha decepção?

__ Claro, Oscar, meu anjo! Nem é preciso pensar muito sobre isso. Cada caminho, com raras exceções, é óbvio, nos leva a destinos diferentes. A vida é um estar permanente em encruzilhadas. Temos sempre que optar para que lado seguir, se é que queremos ir em frente. O problema é que às vezes nos deixamos enganar por falsas moralidades, por paraísos imaginários, efêmeros. A lição a se tirar disto tudo é que pouco nos ajuda ficar choramingando sobre o leite derramado. É hora de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, como nos ensina a canção popular.

__ Torço, minha querida, para que você tenha razão. De minha parte só posso manifestar meu desejo de, no futuro, voltar a acreditar, mas não agora. A vida nos dá e nos tira oportunidades como se fosse num jogo de escolha de alternativas desconhecidas. Algo parecido com aquela brincadeira do programa de TV em que se oferece um prêmio oculto em troca do real e conhecido que já está em nossas mãos. O que nos leva a arriscar é sempre a possibilidade de que o desconhecido seja mais valioso do que aquilo que já possuímos. No nosso caso, erramos ao optar por aquilo que se encerrava na caixa de surpresa.

__ E o pior, meu arcanjo, é que temos a tendência de esquecer as lições com que a vida nos presenteia, sejam elas boas ou más. Eu jamais poderia ter me iludido sabendo que por conta desse meu sentimento egoísta provocaria no homem que verdadeiramente amo esta imerecida frustração. Sei que fui vaidosa, inconseqüente e ingênua. A minha única esperança, como já disse, é que amanhã possamos acertar.

__ Não poderia deixar de dizer também, luz da minha estrada, que eu igualmente tenho lá a minha parcela de culpa. Deveria ter prestado mais atenção aos sinais que as circunstâncias que nos rodeiam vinham emitindo. Fui também crédulo, egoísta, presunçoso e de uma arrogância detestável. Só agora me dou conta disso. O rompimento é, portanto, inevitável e necessário...

__ Rendo-me à sua decisão, meu querubim. De agora em diante, fica assim, estamos livres para escolher o caminho que quisermos. Tê-lo cativado para acreditar no PT e dar o seu voto ao filho de Dona Lindu foi, de fato, um tremendo equivoco. O caminho não era obviamente esse. O homem até que parecia ser uma boa pessoa, mas agora veja no que deu. Teriam seus neurônios sido afetados pela megavoltagem radioterápica do recente tratamento de saúde a que se submeteu?

__ Será o fim?

Edson Pinto
Junho’2012

Um comentário:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos

Caros amigos:

Errar faz parte do processo de aprendizado a que a vida nos submete.

O problema não é o erro em si, mas a falta de disposição para captar a lição que ele nos propicia.

Tendo isso em mente, escrevi nesta semana o texto DISCUTINDO A RELAÇÃO. É conto bem curtinho...

Bom final de semana a todos!

Edson Pinto