18 de out. de 2014

278) A ALDEIA GLOBAL

Quem diria que há apenas poucos anos, nós os brasileiros, tal qual já acontece desde sempre quando o assunto é futebol, também nos tornaríamos fanáticos por política, especialmente quando em momentos - como agora - temos eleições presidenciais? Debates políticos na TV, notícias frequentes, atualizadas, assustadoramente reveladoras e comentários abundantes nas novíssimas redes sociais da internet tem levado o debate político a níveis jamais imaginados. Vivemos outros tempos e isso merece uma análise:

Desde o início dos anos 60 o mundo vinha se familiarizando com a expressão “Aldeia Global” cunhada pelo filósofo canadense Marshall McLuhan. Em 1962, publicou o seu famoso livro “A Galáxia de Gutenberg” e mais tarde, em 1964, o já conhecido por todos aqueles que cumpriram a matéria de Sociologia ou Comunicações ou análogas nas Faculdades o mais emblemático de seus livros “Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem”.  

O que há por trás deste termo Aldeia Global que merece ser entendido? Tão forte como simples, ele nos diz que dois conceitos fisicamente opostos, “Aldeia” que denota uma pequena comunidade onde a comunicação, por razões obvias, é rápida e abrangente, mas limitada e, “Global” que nos remete à extensão máxima do mundo implicando exatamente o contrário, isto é, pela grande extensão e distâncias a comunicação não deveria fluir nem rápida nem de forma abrangente como ocorre em uma prosaica aldeia.

Ao juntar “Aldeia” com “Global” ficamos com uma aparente impropriedade. Se for aldeia, algo local, não pode ser global, algo extenso ao seu máximo possível, exceto, é claro, pela maravilha propiciada pelas novas tecnologias da comunicação eletrônica farta. Consideremos hoje, e de forma especial, as telecomunicações e as redes mundiais como a internet. Estas tecnologias que nos assustam a cada momento com as suas permanentes evoluções tem nos colhido de surpresa. Não falo de surpresas ruins como muitas das coisas que ocorrem no mundo, mas de surpresas interessantes, estimulantes, desafiadoras que mais do que em outras épocas tem transformado de modo radical a maneira de nos relacionar socialmente.

Assim, se eu posso receber no momento uma informação que venha de outra parte do mundo e interagir com ela, envolvendo meu ciclo de relacionamento, eu estou agindo tal qual agiria se o estivesse restrito à minha pequena aldeia. Ficamos todos interconectados de tal modo que a antiga lacuna de informações que nos impedia de sermos cidadãos ativos e participativos deixa de existir. A imprensa que vem desde Gutenberg no século XV teve o mérito de nos abrir a janela para o mundo fora da nossa aldeia, mas ela, enquanto jornais, livros e revistas apenas impressos em papel ainda era insuficiente para nos permitir a rápida interação que temos hoje. Só com os meios eletrônicos modernos, o telefone, o rádio, a televisão e agora culminando com a internet é que conseguimos trazer o mundo para dentro de nossa aldeia e interferir no seu desenrolar.

Peguemos esta pequena maravilha que é o Smartphone! Recebemos pelas redes sociais as quais estamos ligados ou de sites de notícias, informações instantâneas que complementam as que já havíamos recebido no jornal impresso diário, da TV, revista semanal ou mesmo aquelas que ouvimos de parentes, de colegas do escritório ou quaisquer outras fontes. Imaginem vocês o quão diferente isso era há apenas uma geração: Afora os jornais impressos e de acesso elitizado, tudo o que se dizia sobre a política, especialmente sobre as eleições que porventura estivessem por ocorrer, era fruto tão somente do que os candidatos verbalizavam em seus comícios e em peregrinações seletivas. Falassem verdade ou mentira, não havia tempo para se aferir com antecedência ao dia do pleito se aquilo era uma informação boa, correta, importante ou por outro lado, falsa, preocupante ou desonesta. A democracia era, dessa forma, exercida de maneira – digamos – precária.

Nos dias de hoje é tudo bem diferente. A Aldeia Global nos propicia tudo de forma instantânea. O debate de ontem, por exemplo, que pode ter sido ou não assistido diretamente na TV, pelo rádio ou mesmo online na internet já foi profundamente esmiuçado e divulgado e as pessoas que por ele se interessam não só puderam fazer seus juízos de valor como até mesmo interagir de maneira participativa. Ouvem-se as opiniões de amigos ou mesmo de pessoas que nunca viram, mas cujas ideias podem fazer sentido ou não. Política, então, passou a ser um assunto também interessante. E tudo que é interessante tende a virar paixão...

Não sei se isto está acontecendo com você, meu amigo, mas comigo e com muitos que me são próximos temos sentido que esta eleição presidencial tem se mostrado muito emocionante a ponto de se igualar a eventos de paixões já consagradas como o futebol. Penso que – para o bem de todos nós – o Brasil político não será mais o mesmo após esta eleição de 2014. Não só porque muitos dos que não nos agradam serão substituídos no Legislativo e no Executivo, mas porque o brasileiro, graças à Aldeia Global agora viabilizada e consolidada pela comunicação farta, fácil e barata, tendem a nos tornar cidadãos mais interessados no destino do País. Afinal, quando nos mostramos desinteressados pelos rumos do País estamos renunciando ao nosso sagrado direito de interferir no destino de nossas próprias vidas.

Bem ou mais informados como parece que já estamos agora, só nos falta irmos às urnas no dia 26, domingo da próxima semana, e clicar alguns poucos números. Depois é torcer para que o resultado seja o melhor para o nosso País. E será...

Edson Pinto

Outubro’ 2014

Um comentário:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos

Caros amigos (as):

O Brasil vive um momento muito importante e sem precedentes com as eleições que ora se desenrolam...

Este pleito acaba de introduzir de forma assustadora e definitiva a Internet no processo político-decisório de cada um de nós.

Estamos mais informados e com isso interagimos no processo como nunca antes.

Não tenho dúvidas de que política no Brasil, tal qual o futebol, tem potencial para também se desenvolver como uma nova paixão nacional.

Pensando nisto, escrevi o texto desta semana com o título “A ALDEIA GLOBAL”. Nele trago a reflexão que fiz sobre o que o essa modernidade da Internet pode implicar na nossa cidadania.

Abraço a todos!

Edson Pinto