26 de out. de 2014

279) MEDO E ESPERANÇA


Estamos vivendo uma semana de grande expectativa quanto ao resultado da eleição deste domingo, 26 de outubro de 2014. Agora, quando começo a escrever este texto, são 17h20 da quinta-feira, 23/10, portanto, há menos de três dias do pleito. Por sinal, o pleito eleitoral que apresenta - sem precedentes históricos – um enorme potencial para mudar a vida de todos nós, brasileiros.

Pensei: Vou realmente começar a escrever agora mesmo, mas com a ideia de finalizar o texto somente no domingo, quando a apuração das urnas já tiver nos revelado quem será o novo presidente da República. Ao fazer isso, tenho em mente conseguir registrar com a maior fidelidade possível o que as informações disponíveis nos dois momentos me propiciaram de emoções verdadeiras. Vou manter esta primeira parte inalterada para só, no domingo, escrever o seu complemento.

ANTES DO PLEITO (23/10)

Acabo de ver a nova pesquisa do Datafolha liberada há minutos. Ela me traz, com espanto, a informação de que Dilma atingira 53% dos votos válidos e Aécio 47%. Se verdadeira, Dilma será reeleita. É espantoso porque a pesquisa revela uma virada sem nenhuma correspondência com tudo o que temos visto desde a semana passada. Aécio com o seu discurso lógico, seu bom programa de governo, sua competência de bom administrador, seu carisma e postura de verdadeiro estadista contrapunha-se de forma arrebatadora ao amontoado de calúnias que vinha sendo a marca da campanha de sua adversária.

Nas redes sociais - só não vê que não quer - a grande adesão dos internautas ao nome de Aécio. Estou estarrecido e torcendo para que esses institutos de pesquisa estejam novamente errados. Meu sentimento neste instante é de tristeza e profunda apreensão. Vejo o País sendo dividido pelo ódio plantado pelos petistas e especialmente pela exótica figura do ex-presidente Lula. Penso que será um retrocesso sem precedentes na vida do Brasil e, infelizmente, não apenas um flerte como nos tem parecido até agora, mas sim o casamento com o regime retrógado e totalitário bolivariano.

Meu Deus! Quão precária é a democracia que permite que toda uma nação seja submetida, por força da manipulação de gente simples que é comprada com os benefícios assistencialistas na base do “dar o peixe, mas não ensinar como pescá-lo”. Estou apreensivo e com medo pelo que poderá afetar o futuro dos nossos filhos, dos nossos netos e de todos que mantém esperanças por um Brasil melhor.

AINDA ANTES DO PLEITO (26/10, pela manhã):

Passei os últimos dois dias lendo e analisando tudo o que surgiu sobre as eleições. Os debates e especialmente as novas pesquisas. Minha ansiedade continua oscilando entre o medo e a esperança. O sentimento que me domina é equivalente àquele de ver o goleiro do meu time obrigado a defender a cobrança de um pênalti decisivo. Paro de escrever o texto exatamente agora, 17h, e vou - com o coração na mão e certo amargo na boca - ver o que a TV nos mostrará logo mais. Agora, é torcer...

DEPOIS DO PLEITO (26/10, 21h)

Meu relógio marcava poucos minutos após as 20 horas quando ouvi o resultado final favorável à Dilma. Instantaneamente interagi e compartilhei com amigos da rede social na internet o meu desapontamento com o resultado. A esperança que me alentava a alma e fortalecia a minha torcida pela vitória de Aécio Neves partia da quase certeza que tinha de que em Minas haveria uma virada em favor do seu grande ex-governador. Não aconteceu. É difícil - e eu pessoalmente já vinha constatando isto quando conversei nos últimos dias com pessoas que têm parentes que usufruem do “Bolsa Família” - fazer as pessoas entenderem que um novo governo Aécio não lhes tiraria os benefícios que recebem. E Minas Gerais, como sabemos, é o estado mais dividido socialmente que temos na federação. Rico até a sua metade e extremamente pobre, por isso dependente dos programas sociais do governo federal, na sua parte de cima.  

Temo que, com o País dividido  como agora se afigura, venhamos a assistir a um acirramento dos ânimos e como consequência uma guinada para o famigerado regime bolivariano que tanta desgraça tem propiciado a muitos de nossos irmãos latino-americanos. Posso até manter esperanças de que a presidente reeleita consiga recompor sua equipe e se cercar de gente responsável para fazer o que não conseguiu fazer até agora. As frutas podres que se encontram no mesmo cesto – a menos que sejam rapidamente retiradas – tendem a contaminar todas as outras.

Se a economia não for reformada e o País não voltar a crescer, caminharemos para dias muito difíceis que comprometerão a nossa vida e nosso futuro. Está na hora de entendermos que o peso tributário que recai sobre os ombros dos que pagam os impostos mais elevados do mundo nos tem feito mais escravos do que os verdadeiros escravos que vieram da África para construir o País em seus primórdios.

A sociedade não suportará mais tanto sacrifício se não tiver certeza de que a sua pesada contribuição em impostos se transforma em retorno para todos. Sem isso, infelizmente, o nosso medo atual, ao invés de se tornar em esperança, pode se acirrar e se solidificar em mais medo. E isso, nós não merecemos mais...

Edson Pinto

26/10/2014

7 comentários:

Blog do Edson Pinto disse...

Caros amigos (as):

Como a maioria dos brasileiros, passei os últimos dias com o coração na mão e certo amargo na boca.

Tudo por conta da expectativa quanto ao resultado da eleição presidencial que teve hoje o seu desfecho com a reeleição de Dilma Rousseff.

Como vou tirar algumas semanas de férias, resolvi deixar um texto refletindo sobre a ansiedade que me dominou nesta eleição histórica.

Escrevi-o em duas etapas: A primeira, antes e a segunda depois da eleição que se encerrou hoje.

Volto ao final de novembro com o coração ainda dominado pela incerteza do que nos reserva o futuro.

Abraço a todos!

Edson Pinto

Unknown disse...

Triste e inconformado com o resultado da eleição que privilegia parte do povo que prefere esmolas a trabalhar e ganhar seu sustento com dignidade. Não vale para aqueles que realmente precisam, mas para a maioria que recebe. É um dia de luto para as pessoas que trabalham e sustentam suas famílias. Falta educação e cidadania. Sinto vergonha de ser brasileiro num momento como este e saber que o mundo civilizado nos vê como vira-latas.

Blog do Edson Pinto disse...

Caro Joel, é realmente triste para todos nós que anseiávamos por mudanças sérias na forma de conduzir o País, saber que teremos de adiar nossos planos para mais 4 anos.

A parcela produtiva da sociedade não suporta mais esse fardo tributário que nos torna escravos do estado. Trabalhamos cada vez mais para pagarmos mais e mais impostos e ver como ele é tão mal aplicado quando não desviado de forma escusa.

Não podemos perder a esperança nem a determinação de continuar lutando, pois o País não é só de alguns, mas sim de todos nós.

Abraço

Edson

Blog do Edson Pinto disse...

De: Ataíde Lopes
Para: Edson Pinto

Bom dia Edson,

Ótimo seu artigo.

Como disse um amigo, paulistano, Minas poderia ter feito como SP.

Acho que vou virar paulista e o Aécio tb.

E vamos lá.....

Ataíde

Blog do Edson Pinto disse...

De: Laércio Calandrino
Para: Edson Pinto

Que zebra heim??????

Grande abraço ao meu amigo

Laercio

Blog do Edson Pinto disse...

De: Eugênio Attizani
Para: Edson Pinto

Boa noite Amigo Edson

É com muita tristeza que aos meus 66 anos tenha presenciado a vitória da candidata do PT a reeleição.

Parece incrível que quanto mais escândalos aparecem, mais a candidata aumenta sua vantagem para o nosso candidato que sem dúvida, está mais preparado para Administrar e Governar nosso querido Brasil.

Tenho quase a certeza de que nosso Pais será levado à falência, e que lamento que nossos irmãos que levaram a candidata do PT a vitória serão os mais prejudicados, passando por humilhações nos hospitais e sem segurança e educação.

Vamos ter que orar muito para que DEUS, nos proteja e nos livre destas tempestades que certamente advirão.
Boas férias e até sua volta.
Que DEUS nos proteja sempre.
Abraços

Eugenio Attizani Neto

GIP-Grupo de Interesse PSS disse...

De: Líbio V. S. Carmo
Para: Edson Pinto

Pois é, Edson, infelizmente o medo derrotou a esperança. Meu sentimento é o mesmo que o seu. E a verdade é essa: os dependentes do Bolsa Família (segundo a Dilma e a megalomania do PT, são 56 milhões de pessoas). Sintomático que o Brasil menos informado votou em peso na Dilma. Agora, só resta crer que a roubalheira da Petrobrás seja investigada à fundo e as denúncias da Veja se concretizem, para termos motivos suficientes para se pugnar pelo impeachment. Ficou claro que 50% do País não queria a Dilma e não concordam com a maneira petista de governar. O Congresso precisa fazer valer suas posições e o povo (que novos junho/13 se reeditem) não se cale.

Abraços.

Líbio V. S. Carmo