28 de mai. de 2015

295) SERÁ QUE TEM JEITO?


Olhem bem para a foto que ilustra esta crônica! Fui eu mesmo que a fiz no último dia 18 de maio quando de mais uma de minhas raras e nostálgicas perambuladas pelas ruas de Belo Horizonte, uma das mais progressistas e bem planejadas cidades do País. Quando vou até lá para visitar parentes não há como deixar de ir ao centro, tomar um cafezinho na Praça Sete, um “pit stop” na Savassi, uma visita ao Restaurante do Porto ou mesmo dar um pulinho no indefectível Mercado Municipal próximo à conhecida Praça Raul Soares. O mosaico português está em toda a parte, como nesta pobre calçada. Já explico!

Sim, eu disse “planejada”! Belo Horizonte é mais velha, mas nasceu como Brasília e algumas poucas outras cidades brasileiras. Fruto de um bom projeto político que demandou para a sua consecução a inteligência, a competência e o bom gosto de próceres da engenharia, da arquitetura, do paisagismo e até mesmo de profissionais da bem conhecida e muito apreciada calcetaria portuguesa.  Desta arte, o exemplo magno no País são as calçadas de Copacabana que já viraram símbolo da cidade do Rio de Janeiro.

O Engº Aarão Reis, vencedor com o melhor projeto para a nova capital mineira, a erigiu em cerca de quatro anos partindo de uma visão futurista e forte influência do positivismo da época. Construída para substituir a topograficamente acidentada Ouro Preto e também para suportar o crescimento que a recém-nascida República haveria, portanto, de proporcionar mais espaço e mais conforto para uma população que já vinha crescendo de modo acelerado. Sua inauguração foi no dia 12 de dezembro de 1897. Hoje BH já é uma senhora de 117 anos, 2,5 milhões de habitantes na sua área urbana e 5,8 milhões em sua região metropolitana. Atingiu um IDH 0.810, classificado como “muito alto” até mesmo para os padrões internacionais. Mas tem problemas...

Ainda sobre o projeto da cidade Aarão Reis argumentou a seu favor:

Foi organizada, a planta geral da futura cidade dispondo-se na parte central, no local do atual arraial, a área urbana de 8.815.382 m² dividida em quarteirões de 120 m x 120 m e ruas largas e bem orientadas que se cruzam em ângulos retos e por algumas avenidas que as cortam em ângulos de 45º. Às ruas, fiz dar a largura de 20 metros, necessária para a conveniente arborização, a livre circulação dos veículos, o tráfego dos carros e trabalhos da colocação e reparações das canalizações subterrâneas. Às avenidas, fixei a largura de 35 metros, suficiente para dar-lhes a beleza e o conforto que deverão, no futuro, proporcionar à população (…)”.

Assim nasceu BH, orgulho dos mineiros, mas que como qualquer outra cidade deste País constitui-se num cadinho de culturas formada por gente vinda de todos os quadrantes. Uns cultos, outros ignorantes. Cultos trabalhadores, organizados, mas também cultos ociosos, displicentes, desinteressados. Ignorantes bravos que arregaçaram as mangas para o trabalho e o fazem o melhor que podem. Muitos ignorantes desleixados, despreparados, incompetentes.  À frente da sociedade, políticos cultos, políticos incultos. Uns zelosos, honestos, outros calhordas, preguiçosos, irresponsáveis e despudorados. Nesse cadinho real o bom e o ruim, o bem e o mal se misturam, se fundem, e formam uma massa estranha, difícil de ser compreendida e explicada.

A calçada da foto é consequência da parte dessa massa gelatinosa que, por descuido do lado bom da sociedade, ainda prospera impune. O calceteiro caprichoso dos primórdios fez o desenho harmônico com os mosaicos e criou o efeito de ondas que se expandem ao infinito. Passam-se os anos, o que, em geral, nos sugeriria mais aperfeiçoamento técnico e mais gosto estético e nos vem os “profissionais” da vez. Provavelmente para embutir uma fiação sob a calçada eles se mostram incapazes de recolocar os históricos mosaicos em linha com o desenho original. Simples assim: pretas com pretas, brancas com brancas. O único desafio para apenas dois ou três neurônios seria o de respeitar o desenho original. Aposto quanto quiserem que uma criança de apenas três anos saberia como fazê-lo melhor.

No mesmo cadinho sou tentado a jogar algumas perguntas para tornar a massa cultural mais palpável: Por que dar um serviço a quem não tem o menor preparo para tal? Quem contrata o serviço não deveria fiscalizar e exigir qualidade antes de pagar por ele? Por que muitos acham que o problema não é deles e sim dos outros e se omitem enquanto a sociedade engole calada sem se mexer, protestar, reclamar e exigir respeito? Por que temos esta postura de achar que as pequenas coisas não são importantes e que por isso podem ser relevadas? Quando vamos ter consciência de que o bem público é feito e mantido com o dinheiro dos impostos que pagamos e que, portanto temos o direito de exigir qualidade no seu gasto?

Quando nos perguntamos por que nunca ganhamos um prêmio Nobel enquanto há países que os tem às dezenas fica-nos um travo na garganta, um desconforto insuportável de ver que em nosso País cada vez mais a impressão que nos fica é que temos involuído. A Política era atividade nobre e honrada, hoje é abominável. Os profissionais eram competentes, hoje são uns porcalhões. A calçada era bem cuidada e elegante, hoje é um lixo.

Será que tem jeito?

Edson Pinto
Maio’2015

PS: Clique aqui: Calceteria Portuguesa



2 comentários:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos

Caros amigos (as):

Nada, com raras exceções, é mais descuidado do que as calçadas das cidades deste País.

Qualquer pessoa que já tenha estado no exterior e feito essa comparação sabe muito bem do que eu estou falando.

A surpresa para mim, agora, é que até mesmos as calçadas que já foram boas no passado pioram a cada dia...

Nesta crônica, falo sobre uma experiência pessoal e recente sobre isso.

Abraço e bom final de semana a todos!

Edson Pinto

Anônimo disse...

Edson,
Excelente observação unida a um contexto detalhado.
Penso que a pergunta que mais exige nossa atenção é sobre a postura de acharmos que as pequenas coisas não são importante .
Vou te enviar um Power Point sobre as calçadas de Portugal.
Abraços
Cristina Taurizano