11 de ago. de 2015

300) DOBRANDO A META...

Para um determinado programa governamental, a presidente Dilma andou recentemente falando que não tinha estabelecido meta. Mas, sugeriu que, quando se atingisse a meta, então, deveriam dobrar a meta. Se alguém entendeu esse intricado raciocínio, que bom. Parabéns! Se não, vai aqui uma interpretação: Não ter meta é o mesmo que meta zero, não é? Então, se você atinge esse zero e depois dobra esse mesmo zero, logo a meta final continuará sendo zero, pois, segundo a Matemática, zero multiplicado por qualquer número será sempre zero, ou não é mais? É claro que ela não quis zombar nem enganar ninguém de forma consciente. O problema é que ela é confusa assim mesmo. Provas disso se espalham por toda a vida nacional. Mas isso é assunto de política e eu quero, hoje, é falar apenas dos textos do meu blog.

Não vou falar, repito, das metas da Dilma, mas sim das minhas próprias metas relacionadas com o meu esforço prazeroso de publicar com certa regularidade textos neste blog. Em outubro de 2008 atingi a minha meta de 50 textos publicados. Na época impus-me dobrar a meta e fui para o 100º texto que publiquei um ano depois no mês de outubro de 2009. Impus-me, então e novamente, dobrar a meta para 200 e isso aconteceu em abril de 2012. Na ocasião, claro, não fui leviano a ponto de prometer novo dobro da meta, pois entraria numa exponencial impossível de realização. Quem não se lembra de Malba Tahan em “O Homem Que Calculava” que conta essa deliciosa história:

Um Rei, para gratificar um sábio que lhe prestara bons serviços concede-lhe o direito da escolha de um presente. O sábio pede, então, que seja presenteado com grãos de trigo. Seguindo o desejo do sábio, mas surpreso com a singeleza de seu pedido, o Rei ordena que lhes trouxessem um tabuleiro de xadrez. O sábio então diz: coloquem 1 grão de trigo na primeira casa do tabuleiro, 2 na segunda, 4 na terceira, 8 na quarta e continuem dobrando a quantidade de grãos até concluir as 64 casas do tabuleiro. Será que o Rei foi capaz de atender ao pedido do sábio? Ao final do texto volto ao assunto.

Este meu texto de hoje é o de número 300, como pode ser visto no seu título. Este e os outros 299 encontram-se postado no blog e podem ser acessados facilmente. Pode ser pouco para quem vive profissionalmente de publicar seus pensamentos fazendo critica do cotidiano ou mesmo externando sua criatividade na forma de textos ficcionais. Mas pode ser muito para quem, como eu, já faz contagem regressiva e tem consciência da preciosidade de cada novo dia que ganha de presente quando levanta da cama ao amanhecer. É como regular o consumo das trufas que se esgotam da última caixa. Cada uma delas merece ser saboreada com prazer extremo. Para um homem maduro, cada novo dia vale mais do que vale para um jovem que tem uma infinidade de dias pela frente. Não se deve desperdiçá-los nem deles fazer uso impróprio. Escrever, por óbvio, não é usar irresponsavelmente o dia que se ganha de presente, mas a vida, convenhamos, tem muitas outras tarefas igualmente prazerosas.

Atingi 300 textos investindo ao redor de igual quantidade de meus preciosos dias. Agora que atingi a meta torno-me propenso a acatar o brilhante raciocínio de Dilma. Não colocarei meta adicional alguma. Se me virem eventualmente dobrando a meta é porque não produzi mais nada. O dobro de zero, como já dito, será sempre zero. A única coisa que gostaria de continuar tendo como meta seria o de sempre agradecer aos amigos que ao longo destes meus 8 anos de blog tiveram a paciência de ler os meus textos. Muitos se manifestaram e ainda se manifestam sobre o que escrevo. Obrigado a todos! Se não me virem escrevendo no blog, fiquem tranquilos! Estarei fazendo jardinagem, caminhando pelas ruas do bairro, cuidando da horta caseira, passeando com a família, almoçando ou jantando com amigos ou mesmo lendo blogs dos outros...

A propósito, o Rei, mesmo com toda a sua fortuna pessoal somada a do seu reino, não conseguiu presentear o sábio com os grãos de trigos que ele pediu de presente. Se tivessem conseguido dobrar os grãos nas 64 casas do tabuleiro de xadrez, seriam necessários exatos 18.446.744.073.709.551.615 grãos de trigo (18,4 quintilhões). É sabido que 1 m³ desse cereal contém aproximadamente 15 milhões de grãos. Extrapolando para o fantástico número de 20 algarismos acima mencionado isto ocuparia um espaço correspondente a 12.000 km³.  Considerando as dimensões do celeiro como sendo 4 metros de altura por 10 metros de largura, teríamos um comprimento de 300 milhões de quilômetros lineares, ou seja, o correspondente a uma estupenda viagem de ida e volta deste nosso maravilhoso planeta ao rei Sol.  

Edson Pinto

Agosto’2015

10 comentários:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos

Caros amigos (as):

Publico, hoje, o meu texto de número 300. Diferentemente do que disse a presidente Dilma quanto a não impor determinada meta e mesmo assim dobrar a meta quando atingisse a meta, eu parti de números reais e concretos.

Penso que dobrei e cumpri a meta de minha autoimposição.

Considero-me, agora, entrando em uma nova fase. E esta nova fase se identifica plenamente com o pensamento confuso de Dilma: Não tenho mais meta. Se me virem dobrando a meta é porque minha produção será zero. O dobro de zero, como todos nós sabemos, é igual à zero...

Obrigado a todos que tiveram a paciência de ler meus textos nestes 8 anos de blog. O blog ainda não morre, mas entra em sono hibernal.

Edson Pinto

Blog do Edson Pinto disse...

De: Hilton Pezzoni
Para: Edson Pinto

Caro Edson,

Que o trigo sempre dê em sua horta em proporções apropriadas ao conto de Malba Tahan! Seu texto #300 me trouxe boas recordações daquelas leituras que fiz em priscas eras. Muito Obrigado !

Em agosto, ao ver ipês amarelos floridos sempre me lembro de outro belo texto seu. Já quanto ao Maverick eu sempre preferi meus Dodges RT 1975 (rsrsrsrs).

Grande Abs,

Hilton V. Pezzoni

Blog do Edson Pinto disse...

De: Libio V. S. Carmo
Para: Edson Pinto

Ô, Edson,

Excelente o texto. Está fechando com chave de ouro essa temporada. Caramba, 8 anos! Como o tempo é rápido e falaz. Se é, a um tempo, pesaroso que encerre sua faina, é inteiramente justificável, afinal, reservou quase um ano de sua vida escrevendo seus artigos; possivelmente mais tempo, pois os seus textos, sempre muito eruditos, com certeza, requeriam pesquisas, releituras. Agora mesmo, deve ter tirado da estante o “Homem que Calculava” para ilustrar seu pensamento, e não resistido em reler várias passagens. Sei como é isso, eu o li várias vezes, para meu deleite, para os filhos e, agora, planejo ler para o João Pedro. Mas, quando a vontade bater, escreva, escreva, sim. É um dom que não deve ser engavetado. Dessa feita, sem maiores compromissos, sem a preocupação de atingir metas.

Abraços.

Líbio V. S. Carmo

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Líbio V. S. Carmo

Olá Líbio:

Grato pelas palavras!

Você acertou em cheio: Para escrever com um mínimo de qualidade é necessário muita pesquisa, releituras e paciência para corrigir e aperfeiçoar o texto. Mas isso até que não aborrece quando tenho tempo disponível. Vira um prazer... Sempre me guio por este aforismo que Francis Bacon nos legou: “A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil, e o escrever dá-lhe precisão”. Sempre procuro o máximo de precisão nos meus textos, embora nem sempre alcance êxito.

A razão que principalmente me leva a esse “break” é que penso muito na disponibilidade de tempo dos meus leitores. Sei que no mundo que vivemos com tantas informações, as já tradicionais vindas de jornais, revistas, televisão e rádio, nós temos agora a internet. As pessoas estão se habituando a esta nova e revolucionária mídia, mas tem um problema: Ela é caudalosa. As redes sociais, então, essas consomem um tempo imenso das pessoas e o texto quando parece um pouco longo não consegue competir com os 140 caracteres do Twitter ou com as mensagens em forma telegráfica dos “posts” de todos os tipos.

Ficaria muito mais apropriada, agora, aquela passagem da canção de Caetano Veloso, Alegria, Alegria gravada no final dos 60 que questionava: “Quem lê tanta notícia? Eu vou... “

É como eu disse no e-mail que encaminha este meu texto de número 300: “O blog não morre. Ele apenas entra em um sono hibernal”. Em algum momento, preguiçosamente ele abrirá os olhos, dará um grande bocejo e que sabe revelará um novo texto?

Abraço

Edson

Blog do Edson Pinto disse...

De: F Andrade
Para: Edson Pinto

Caro Edson,

Posso dizer que, "meninos, eu vi!": nesses 300 teve "de tudo um pouco..."
Foi bom de ler.
Continue se divertindo, agora com a horta, as plantas e as caminhadas. Quem sabe você não tenha uma recaida.

Abraço.

Blog do Edson Pinto disse...

De: Flávio Cappelletti
Para: Edson Pinto

Parabéns Edson,

É sempre bom ter e alcançar objetivos.

Abraços para família,

Flávio Cappelletti Jr

Unknown disse...

Caro Edson,
Vc não é leviano como nossa presidentA. Também vc não precisa DOBRAR as suas metas, ninguém pediu.....mas, vc pode aplicar alguns “redutores” em suas projeções.
Pode até usar sua “avançada idade” e fazer um algoritmo em que cada ano a mais (na idade) o fator multiplicativo diminui, ou seja usar, como diria nosso antigo ministro do trabalho, um “fator DIVIDITIVO”.
No lugar da meta de um BLOG por semana, sua nova meta poderia ser um BLOG a cada 15 dias. Depois de algum tempo, a cada UM MÊS. Depois a cada trimestre, etc ....... Dessa forma NÓS que o seguimos não ficaríamos “órfãos” de imediato, e, como vc, nossa vista irá se cansando e cada dia lemos menos, não é verdade ?
Abraços
Ataíde

Giba Canto disse...

Caro Edson,

Tenho lido e apreciado com regularidade os teus ótimos textos, ótimos no conteúdo e na forma!!!

Agradeço-te por ter compartilhado conosco as tuas ideias ao longo desses anos e espero que continues prolífico nas novas empreitadas não blogueiras... :-)

Abs, Giba Canto.

Blog do Edson Pinto disse...

De: Angelo Faoro
Para: Edson Pinto

Edson, boa tarde.

Parabenizo você pelo seu blog 300, que são esperados por mim para ler, pois seus conteúdos sempre são excelentes.

Deus lhes dê muitos grãos de trigo de saúde, para que tenhamos sempre a oportunidade de receber seus blogs por muitos e muitos anos. São Fantásticos !!!

Meu abraço e agradecido de sempre receber os seus blogs.

Faoro

Anônimo disse...

Parabens Edson pelos belos textos aqui publicados, sempre muito inteligentes e inspiradores. Felicidades nesse novo ciclo.
Um abraço,
Suely Valente