15 de nov. de 2017

306) ANÕES DE JARDIM? SIM, ELES EXISTEM!




Confesso, prazerosamente, que gosto de mexer no jardim de casa. Às vezes sozinho. Normalmente, porém, com o suporte do polivalente Ivo, nosso caseiro, mais hábil, mais jovem, mais rápido e mais entendido na matéria que eu.

No pré-sono, não raro, devaneios me assolam: “Amanhã farei isso e aquilo no jardim”. Lembro-me do cantinho das flores que segue desprestigiado; do gramado com ervas daninhas insistentes. Lembro-me também daquela arvorezinha que agora começa a tomar corpo e já se faz merecedora de um escoramento; da premência de algumas podas, há muito, absolutamente necessárias; da manutenção de alguns canteiros. Planejo até mesmo rasteladas pontuais, pois, as gerais e o corte da grama, eu as deixo para o Ivo; Ufa! 

Para quem anda verdadeiramente procurando trabalho, o jardim - asseguro com absoluto conhecimento de causa - é um enorme demandante de mão de obra. Habilite-se, principalmente se você for do tipo meio filosofo, como eu. Aos benefícios próprios dos exercícios físicos tão comprovadamente eficazes para se mitigar os males da vida provecta, tem-se a oportunidade de uma satisfação de ordem espiritual. O trabalho com as mãos em direto contato com a natureza, magicamente, nos cria facilidades para reflexões metafísicas. 

Acreditam?

Pois saiba que a vida é como um jardim. Cada pequena intervenção do bem vai melhorando as suas condições de sobrevivência. É como a nossa própria vida. Cada ato útil praticado nos melhora a existência como um todo. O jardim fica mais viçoso, a vida também; as flores aparecem com mais frequência, atrai pássaros, borboletas, abelhas... Um jardim, tal qual a nossa própria vida, ao receber os cuidados essenciais resplandece e chama a atenção. Que bom, não?

O vizinho, transeunte eventual, passa, alheio - penso - ao requerido rigor do trabalho e dos cuidados dedicados à vida e ao jardim. Só tem a passiva percepção estética do que lhe salta aos olhos. Gentilmente me cumprimenta emendando questão objetiva sobre o segredo existente por detrás - na percepção dele - do meu bem cuidado vergel. Apoio-me no rastelo, dou um sorriso inocente e digo: “Vou te contar o segredo. Eu também só o descobri recentemente”:

Madrugada dessas, tendo perdido o sono, calhou-me ouvir sussurros que vinham deste jardim. Furtivamente fiquei atrás da cortina daquela janela (apontei a janela) e por uma fresta vi e ouvi o que ocorria neste espaço. Custei a acreditar, mas prossegui na espreita.  Eram sete anões que, com enorme agilidade, faziam todas as tarefas que o seu líder, entendi chamar-se Mestre, determinava: Limpe aquele canteiro ali, Feliz! Não durma Soneca, temos pressa! Atchim recolha as folhas! Zangado e Dunga cortem logo essa grama! Dengoso, regue as plantas! Agora vamos!  Recolham as ferramentas, pois ainda temos de fazer o jardim de Branca de Neve!

Assim é, pois, tanto a vida como o jardim... Às vezes real. Às vezes pura lenda. Tudo depende - é claro - do quanto nós nos damos conta - ou não - de que a vida e o jardim somos nós mesmos que fazemos. O resto é lenda...

 Pensem nisso!

Edson Pinto

Novembro’ 2017

Nenhum comentário: