1 de out. de 2011

182) O TREM DE MINAS


Sonho um dia colocar todos os meus amigos em um romântico trem maria-fumaça e, sem pressa, levá-los a conhecer a minha Minas Gerais. Não me ufano sem causa, nem me sirvo de mania de grandeza, menos ainda me apego com arrebatado deslumbramento às mais encantadoras formas de beleza. Juro! O que me sacode a alma e me faz sonhar é a possibilidade de sentirmos, juntos e in loco, o quanto Ele esteve inspirado naquele mágico momento da semana primeva quando, generoso e desprendido, concebeu o mais lindo de todos os rincões da Terra.

Lá, Deus pôs montanhas com curvas magnificamente suaves e belas, só imitáveis pelas mãos abençoadas dos gênios das artes na nobre missão de eternizar a harmonia das linhas incertas. Pôs, a não mais bastar em generosidade, também um céu de anil único. Cuidou, no mais, e em respeito ao espírito de liberdade do povo da terra, de não aprisionar tal céu por entre as penhas. Fez dispô-lo solto no éter para que pudesse se espalhar generoso pelo teto amplo de toda a Pátria.

Determinou erguessem as igrejas mais belas e nelas as pinturas mais ricas. O barroco mais exuberante e o rococó de elegância mais requintada. Deu-lhes a arquitetura mais nobre e fez, ali, florescer o gênio de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que mesmo dispensado das digitais consagrou-se na arte das formas. Ao mestre Ataíde permitiu-lhe lançar suas tintas mágicas em perspectivas encantadoras nos tetos de mil igrejas. Deu-lhes minérios para forjar o aço e inspirar o poeta da pedra no meio do caminho, da Itabira, de tantos por cento de ferro nas almas. Não se lhe pôs o mar, é fato, porque aí já seria declarada demonstração de privilégio filial, mas aos Seus filhos, encarregados de zelar pela Sua obra magna, os fez jeitosos, matreiros, cordiais e resolutos.

Por isso, queria colocar todos os amigos no mesmo trem. E quando eles pensarem que a viagem terá terminado, eu lhes provarei estarem enganados, porque a verdadeira viagem é aquela que fica eterna na alma. Depois das belezas de Minas, de sua culinária ímpar, da deliciosa convivência com seu povo especial, da imersão na história da pátria, do ar de liberdade que lá se respira, que lugar mais no mundo alguém almejaria ainda conhecer?

Meu objetivo secreto para essa viagem - devo confessar-lhes agora - é o de nunca ter os meus amigos longe de mim, posto que justificadamente recusem o abandono do trem maria-fumaça que nos levará pelas entranhas de Minas. Alguém iluminado, mineiro ou não, presenteou-nos com a apresentação que lhes envio como anexo do meu e-mail. Embora ele proponha a mesma viagem num belo e moderno ônibus vermelho, apetece-me fazê-la num trem, essa “coisa” que faz parte do modo de ser mineiro.

Curtam-na! Se não gostarem, das duas uma: Perderam a noção das coisas que justificam viver ou - o mais provável - encontraram um bom pretexto para estarem longe de mim. De qualquer forma, não me importo. Continuo amigo de todos...

Edson Pinto
Outubro’2011

5 comentários:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos:

Caros amigos:

Minha exangue veia poética sofre espasmos a cada vez que me defronto com imagens belas. Mais, ainda, quando oriundas de locais onde temos raízes. Verdade, uai!

Leiam O TREM DE MINAS e depois, o mais importante, dêem-se ao prazer de alguns minutos assistindo a apresentação em PowerPoint que envio anexada ao e-mail portador desta minha mensagem semanal. Liguem também o som. Vocês vão gostar!

Bom final de semana a todos!

Edson Pinto

Blog do Edson Pinto disse...

De: Carlos Roberto Chohfi
Para: Edson Pinto

Edson,

Parabéns pelo texto e pelo anexo, que é simplesmente fantástico.

O assunto lembrou-me de nossa conversa com o Ataide sobre o Armazem de Paraopeba e a repostagem da Globo que mencionei sobre o assunto, exibida nio Globo Rural de 05/12/2010. Segue abaixo o link do programa da Globo e dois outros links sobre o armazem.

http://www.youtube.com/watch?v=R6yMSogCgkg&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=WHqwC3Rp-FA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=aUiWgtIGJwU

Abraços e bom domingo,

Carlos Roberto Chohfi

Blog do Edson Pinto disse...

De: Ataide Lopes
Para: Chohfi/Edson Pinto

Chohfinho,

Realmente nosso amigo Edson é um achado. Creio que um dia teremos um livro dele....

E, como vc disse, as imágens são belíssimas e mostra que Minas Gerais é essa MARAVILHA, como todos nós.........rsrsrsrsrsr

Ataíde

Blog do Edson Pinto disse...

De; Francisco Morais
Para: Edson Pinto

Oi Edson,

Agradeço pelo envio do e-mail.

Espetacular a apresentação do trem de minas. É pura emoção.

Um grande abraço, uma excelente semana.

Chico Morais

jmw disse...

Edson,
Me ponha na lista da primeira viagem,conheço bastante a Maria Fumaça,fiz inumeras viagens de Ituaçu (Bahia) para Salvador, 510 Kilometros, 23horas. Este trem retornava a Salvador as sextas Feiras, saindo de Monte Azul, Norte de Minas, as 15:00 hs e se não ocorese atrazo, chegaria a Salvador as 22:30hs do sabado, era uma Bela viagem, os trilhos, infelizmente, foram substituidos pelo ASFALTO (emburacados). Não se esqueça do baiano (sem h).
abraços,
Wanderley