23 de dez. de 2015

302) RASTELANDO O BRASIL PARA UM FELIZ 2016

Nossos corpos são nossos jardins, nossas vontades são nossos jardineiros. (William Shakespeare)
____________________________________________

Meus amigos mais próximos sabem que cultivo, há anos, o hábito de caminhadas regulares. Enquanto caminho, penso na vida, vejo jardins alheios, perscruto novos pássaros que me cruzam a senda, e me ligo em um "podcast", recurso moderno em favor da velha sabedoria de que neurônios precisam manter-se ativos. Assim, uno o útil ao agradável...

Contudo, Ivo, o caseiro de quase duas décadas, saiu de férias. Ordenei, então, a mim mesmo: Vou cuidar pessoalmente do jardim! Substituo as minhas caminhadas pela jardinagem. Exercício garantido para o corpo e para a alma! Dito e feito:

No primeiro dia, confesso, doeram-me um pouco as costas e suei bastante. No segundo, lamúrias vieram dos músculos das pernas agora mais usados na faina de agachar para coletar folhas e arrancar as ervas daninhas. No terceiro e seguintes, comecei a sentir um prazer inenarrável: À medida que via o resultado do meu trabalho e os músculos cessaram seus queixumes tudo me pareceu perfeito. Ver o gramado limpo, viçoso, as flores resplandecentes me deu orgulho, ânimo e vontade de continuar. Acho que vou me tornar um jardineiro...

A cabeça a mil me leva a memória de Justin Quayle, o personagem de John Le Carré do livro O Jardineiro Fiel, em que o diplomata britânico era apaixonado pela jardinagem. Lembrei-me igualmente de Pu Yi, o último imperador da China, que ao abdicar-se do trono tornou-se jardineiro. De Camões, que, em Os Lusíadas, dedica impressionantes versos às advertências que fizera o velho do restelo. Mas lembrei-me também do meu amigo Raul Canovas que não só concebeu o jardim de minha casa como me deu, há anos, lições de jardinagem que, infelizmente e por tanto tempo deixei de pôr em prática. Como terapia ocupacional – salvo melhor juízo – poucas coisas se mostram mais eficientes do que a jardinagem. Imaginei as turmas do Mensalão, do Petrolão e de tantos outros "ãos" rastelando e refletindo...

Enquanto jardino, impossível também não ver semelhança com a vida do país em que vivemos: Não se consegue um jardim, ou mesmo um país bonito se não lhes tiramos as ervas daninhas que malversam o alimento e o espaço das plantas e pessoas de bem; se não lhe podamos os galhos secos, inúteis que roubam a seiva vital da Nação e impedem que os ramos novos brotem e cresçam; se não lhe aguamos na medida certa para que as folhas cresçam verdes e as flores surjam multicoloridas honrando a natureza bela e pródiga que Deus deu a nós brasileiros. Há também o rastelar permanente do gramado que nos dá a exata ideia do que foi este ano de 2015 que ora se esvai e o que serão os próximos para o nosso querido Brasil.

Precisamos ter em mente que o rastelo metafórico deve estar sempre às mãos de cada um de nós. É com ele que afastaremos as folhas secas, os galhos decaídos e revolveremos aquilo que impede que o "Brasil-Jardim" fique bonito. Um país bonito é, portanto, um país permanentemente bem cuidado. Vamos fazer de 2016 o ano da virada! Bom Natal e um 2016 rigorosamente rastelado!

 Edson Pinto

Dezembro’2015 

Um comentário:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos

Caros amigos (as):

Estou voltando esporadicamente ao meu blog apenas para deixar a minha mensagem de Feliz Natal e votos de que tenhamos, todos, um Ano Novo melhor do que nos foi o que ora se finda.

Escrevi este texto RASTELANDO O BRASIL PARA UM FELIZ 2016 que já se encontra aqui publicado, para, com ele, desejar a todos vocês Boas Festas e votos de que sejamos, todos, muito felizes junto aos nossos entes queridos e com esperanças de um Brasil melhor!

Edson Pinto