7 de ago. de 2008

37) UM CASO BEM ORTOMOLECULAR (agosto'08)




Seu Tenório, viúvo, indo para os 80, irreverente e vaidoso, estava convencido de ter encontrado a razão pela qual commodities minerais apresentavam-se com os preços tão elevados no mercado internacional: O mineralograma que fizera a pedido de seu novo médico ortomolecular apontara que seu corpo tinha excesso de manganês, cobre, potássio, alumínio e chumbo, só para citar alguns dos minerais investigados. Outros apresentavam baixos índices, porém, o que não escapava da mordacidade daquele velhote tão alegre quanto invocado eram aqueles minerais que valiam uma fortuna mundo afora. Esses sim, excediam-lhe em abundância.

__ Claro, exclamou ele com a ironia de sempre. __ O que tenho em excesso só pode estar fazendo falta no mercado, por isso os preços sobem. __ O quê não compreendo bem, doutor, é o porquê de, tendo sido descoberto tamanho excedente de minerais tão valiosos em meu organismo, ao contrário de isto me beneficiar com alguma renda extra, eu tenho que gastar essa fortuna com o seu tratamento? Deixa pra lá, finalizou, enquanto dolorosamente assinava um graúdo cheque para compensar tão inusitada descoberta. __ Volte no mês que vem seu Tenório, mas, não vá deixar de tomar todos esses 150 comprimidos por dia, tal qual lhe receitei, viu?

Seu Tenório, excluída a força do trocadilho, era o que ele mesmo se denominava um “Radical Livre”. Era um tipo rebelde, alegre e ao mesmo tempo todo cheio de adjetivos terminados com o sufixo “oso”: capricho, teimoso, orgulhoso, opinioso, presunçoso e acima de tudo vaidoso. Devido à predominância desse seu último “oso”, queria uma pele mais vistosa, cabelos com o antigo brilho que encantava moçoilas lá pelos saudosos idos de 50, uns 10 quilos a menos, tudo, tudo, com o propósito de voltar ao velho desempenho que o tornara famoso como garanhão de Ponte Grande, pedaço de mundo em que reinou absoluto na juventude.

E não é que estava dando certo! Em poucos meses e dezenas de milhares de comprimidos com suplementos vitamínicos, dietas que excluíam a ingestão de gorduras, queijos, frituras, cozimento dos alimentos no vapor e outras milongas mais, lá estava o novo Tenório: corpo de bailarino de dança flamenga, cabelos, embora poucos, pretinhos e brilhosos, pele rosada que mais parecia a de um bebê bem nutrido e a aparente disposição de garanhão redivivo, agora pronto para voltar à lide. Danou-se a freqüentar os Bailes da Saudade com a autoconfiança plenamente recuperada.

__ Seu Tenório, pensei que nunca mais voltaria ao meu consultório, exclamou entre surpreso e feliz o orgulhoso médico ortomolecular ao recebê-lo para uma consulta não programada. __ Vejo que está tudo muito bem, não é mesmo? __ Não doutor, não está tudo bem, não! Por isso eu estou aqui e já lhe trouxe até um novo mineralograma para o que o senhor reveja minha situação. __ Realmente emagreci, melhorei a pele, meus cabelos agora têm mais brilho e, confesso, disse reduzindo o volume da voz para não parecer demasiadamente pretensioso, tenho tido muito sucesso em conquistar minhas gatonas nos bailes da vida. __ Então o que mais o senhor queria, seu Tenório? __ Olha doutor, atraio como nunca, conquisto, danço com juvenil disposição, mas na hora “H” não tem funcionado. Nem com toda a dieta e com os suplementos vitamínicos que ainda continuo tomando tem dado jeito, doutor...

__ Bem, seu Tenório, orgulho sempre em dizer que a minha medicina é muito eficiente na restauração - em nível das moléculas que formam as nossas células - das concentrações e funções de substâncias diversas. Nos últimos anos, o progresso dessa revolucionária medicina tem sido extraordinário. Evoluímos em favor da melhoria da qualidade de vida, mas, seu Tenório, dos diversos minerais excedentes no corpo humano - e isto é visível aqui no seu mineralograma - lamento informar-lhe de que não sabemos ainda como reduzir o nível do chumbo, principalmente quando ele se concentra em local tão inconveniente como é no seu caso.

__ Melhor seu Tenório, é aproveitar a sua renovada disposição para conquistar parceiras, levá-las para a cama e tornar-se o que popularmente já se denomina de um amante DVD. __ Mas, o que isto quer dizer, doutor?

__ Simples seu Tenório: Deita, Vira e Dorme!

Edson Pinto
postado em 07/08/08

Nenhum comentário: