21 de abr. de 2011

162) NOSSOS EX-SANS CULLOTE














Allons enfants de la Patrie. Le jour de gloire est arrivé! (Avante, filhos da Pátria. O dia de glória chegou. (La marseillaise)

A revista Veja desta semana nos trouxe, além do exemplar principal e de circulação nacional que todos conhecem, também - como sempre ocorre aqui na minha região - o exemplar da Veja São Paulo, a famosa Vejinha, que é outra publicação com abordagem de temas basicamente locais. Trouxe-nos, ainda, um terceiro exemplar de uma Edição Especial dessa mesma Vejinha portando o exuberante e único tema: “As Quatro Estações do Luxo”. São 186 páginas de papel da melhor qualidade e até nos traz uma folha outonal do Plátano em alto relevo estampada na capa. De fato, muito luxo...

Havia eu acabado de ler o recente artigo de Fernando Henrique Cardoso publicado no site do PSDB em que o nosso ex-presidente e sociólogo renomado alerta o seu partido de que era chegada à hora de se desistir da disputa com o PT pelos movimentos sociais, ou seja, pelo povão e sim, centralizar sua comunicação política na classe média. Esta, ao que nos sugere o artigo, é que terá massa e poder político daqui para frente. Tinha eu conseguido, ainda, dados que apontam o País como já tendo 94 milhões de pessoas, ou seja, 51% de sua população pertencendo a uma classe média que não para de crescer. Lembrei-me, então, de Joãozinho Trinta, famoso carnavalesco, filosofando ao dizer que quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta mesmo é de luxo. Logo, concluí, essa revista, até por ser a mais popular do País, era, com toda certeza, dirigida à nova classe média. Que felicidade!

Fato real, felizmente, é que uma vez classe média, tudo muda na cabeça das pessoas. E muda para melhor: Com o acesso mais fácil aos meios de comunicação, à leitura de jornais e revistas e aos estudos, passam a desenvolver o até então adormecido senso crítico; a fortalecer anseios por segurança, estabilidade social e econômica. Desta forma, os ex-classe D, agora na gloriosa classe média, legitimamente, passam a exigir melhores estradas, aeroportos que funcionam, mais linhas de metrô, ruas com menos buracos, saúde pública de melhor qualidade, vários bens sofisticados de consumo e certo luxo.

Com a alma lavada e enxaguada de tanto orgulho de pertencer à classe média brasileira, folheio a edição especial da Veja e encontro logo nas primeiras páginas a oferta imperdível de um Krug Clos d’Ambonnay, champagne, safra 1995, pela bagatela de R$15.000,00. Em seguida, ainda nas primeiras páginas, uma caixinha de caviar, dessas que se esgotam numa única torradinha, por módicos R$1.500,00. Mas encontrei também uma moto BMW K 1600 GTL, vejam só, vocês nem vão acreditar, por somente R$107.000,00 redondinhos. Confesso ter ficado completamente surpreendido com tantas ofertas imperdíveis. Tinha uma Mercedes-Benz ML 350 CDI, vejam bem, BASIC (de básico) por módicos R$265.500,00 (prestem bem atenção no detalhe dos R$500,00 ao final do preço. Deve ser charme).

E os relógios? Sei que vocês vão se sentir tentados a sair correndo para comprar um Ballon bleu extra flat, Cartier, que está na página 133 por meros R$76.750,00 (não vá cair na tentação ex-classe D de pedir os R$50,00 do final do preço como desconto. Não pega bem). Uma chapeleira de couro (que utilidade este acessório tem para um novo classe média!) pode ser encontrada por ínfimos R$7.000,00. Um vestido, vejam bem, “Emilio Pucci” (já ouviu falar nesta celebridade?) por R$26.990,00. Está na página 152. Na página 156 tem um presentinho fantástico para a sua amada, uma sandália, por incrível que possa parecer, de couro, por apenas R$6.350,00. É pegar ou largar...

Para não ficar cansativo com tantas ofertas, cito adicionalmente, para sua filha ou sobrinha ou neta uma jaquetinha de Píton (seja lá o que isto significa) por irrisórios R$11.400,00. Um bracelete de ouro - o Dia das Mães está chegando - por insignificantes R$93.000,00. Últimas ofertas, eu juro, agora é para terminar (alternativa ao presente para a esposa e mãe de seus filhos): Rolex rosa por R$77.200,00 e - esse para você que é amante de carros - um livro com fotos de automóveis Porsche. Não tenho como evitar que vocês saiam correndo para comprar no primeiro Shopping que encontrarem, pois custa só, eu disse, só, R$6.220,00. Todas as fotos estão de graça na Internet, mas o livro, o livro, ah, o livro, não...

Prometi parar, é verdade, mas não agüento. São tantas as ofertas imperdíveis que me obrigam a voltar à lista, pois estão na sugestiva e generosa seção “As Boas Compras” das páginas 179 e 180: Um costume (terno masculino) por insignificantes R$29.000,00 e uma calça feminina de couro com um lindo zíper por, por, por, juro, só R$18.780,00.

Quanta felicidade junta na mesma revista! Depois de o Lula pagar a dívida externa, perdoar a dívida de países irmãos para com o Brasil. Depois de provarmos de forma cabal que vamos entregar todos os estádios da Copa do Mundo de 2014 em tempo e que junto virão a ampliação e melhoria dos aeroportos, do sistema viário e da nova rede hoteleira, não faltará mais nada a nós privilegiados membros da nova poderosa classe média brasileira.

Aux armes, citoyens/ Formez vos bataillons/ Marchons, marchons!/ Ou’um sang impur/ Abreuve nos sillons! (Às armas, cidadãos/ Formais vossos batalhões/ Marchemos, marchemos!/Que um sangue impuro/ Irriga os nossos campos arados) - La marseillaise

Até o Planalto!

Edson Pinto

Abril’ 2011

Um comentário:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos

Caros amigos:

A classe média adora feriados. Se calha de virem dois seguidinhos, como agora, aí, então, não há alegria que seja maior. Os vizinhos se despedem efusivamente, viajam horas e horas por estradas entupidas e se encontram de novo em outro lugar, felizes. A TV mostra aquela infinita procissão iluminada nas marginais de São Paulo. Tem mais faróis do que estrelas no firmamento. A Petrobras agradece tanta demanda pelo seu produto e aproveita para ameaçar-nos com um novo aumento, afinal, não podemos perder o posto de gasolina mais cara do mundo.

Mas tem que ser assim? Elementar, meu caro Watson! A classe média já representa 51% da população brasileira. “Le jour de gloire est arrivé” Veja como e porque nesta minha crônica desta semana pascoal: NOSSOS EX-SANS CULOTTE

Uma Feliz Páscoa a todos!

Edson Pinto