15 de mar. de 2012

196) BRASILEIRAS FELIZES

Recente pesquisa de âmbito mundial coloca as mulheres brasileiras no topo da lista das mais felizes para os próximos anos. Isso não é lá tanta novidade, pois outros rankings sobre o mesmo tema têm sempre apurado o otimismo e felicidade dos brasileiros em nível bem elevado, mulheres inclusas, obviamente.

Desta vez, contudo, o foco da pesquisa recaiu exclusivamente sobre as mulheres. Entre 158 países pesquisados, o estudo coordenado pela FGV e denominado “De Volta ao País do Futuro”, apurou nota 8,98 para as brasileiras. Para se ter uma idéia, as dinamarquesas vêm em segundo com 8,51, a média mundial é de 6,74 e existem dezenas de países que não atingiram nem a nota 5 como é o caso das mulheres do Zimbábue que ficam na rabeira com apenas 4,04.

Viva, portanto, a felicidade de nossas mulheres! Não tem preço conviver com mulheres felizes...

Felicidade é algo interior, intimo. É quando as coisas que nos rodeiam, no momento ou no futuro, encontram-se conforme aquilo que ansiamos. Aí está a chave que abre a porta da felicidade: Se almejamos muito mais do que o possível, a infelicidade será permanente. Ao contrário, anseios razoáveis, exequiveis, podem nos causar o impagável sentimento de sermos afortunados, abençoados, alegres. Ser feliz é, portanto, ser coerente, principalmente quando se leva em conta o quão curta é a vida e o quão bom é poder aproveitá-la. Nisso – tiremos o chapéu – as mulheres se mostram extremamente mais competentes.

Deixado eventual “dor de cotovelo” de lado, nós os homens brasileiros também deveríamos nos sentir lisonjeados com o elevado grau de felicidade de nossas mulheres. Não só por que uma mulher feliz é mais bonita, é melhor companheira, compartilha com divina sabedoria a criação dos nossos filhos e ainda nos dá o equilíbrio necessário para uma vida harmônica e prazerosa. Deveríamos considerar que mulher alguma, aqui ou em qualquer outro país do mundo, poderia se sentir feliz não fosse a existência de um homem legal em sua vida...

Neste caso, permita-me a ousadia branda de dizer que a mencionada pesquisa deveria ter enaltecido, de forma equitativa, o fato de ser o homem brasileiro, modestamente, repito, os melhores de todos na sublime e excelsa capacidade de produzir as mulheres mais felizes do mundo.

Ou alguém se atreveria a discordar do nosso grande poeta Tom Jobim: “Vou te contar/ os olhos já não podem ver/ coisas que só o coração pode entender/ fundamental é mesmo o amor/ é impossível ser feliz sozinho...”

Alguém discorda?

Edson Pinto
Março’2012

5 comentários:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos

Caros amigos:

Saiu nestes dias o resultado de uma pesquisa mundial sobre o grau de felicidade das mulheres. As nossas ficaram em primeiríssimo lugar entre as dos 158 países pesquisados.

Tão contente quanto elas, pus-me a refletir sobre a razão primordial dessa enorme felicidade feminina brasileira.

Leiam - estando ou não felizes - o meu texto desta semana: BRASILEIRAS FELIZES.

Aproveito a carona deste comentário para dizer aos amigos que já estou no Facebook, a rede social de mais de 800 milhões de participantes mundo afora.

Para aqueles que ainda não estão participando, fica aqui o alerta: Mais cedo ou mais tarde nos encontramos lá. Se já quiserem marcar um encontro, o meu endereço do Facebook é: http://www.facebook.com/edson.pinto.2012

Bom final de semana a todos!

Edson Pinto

andre disse...

Caro Edson.Bom dia!
As brasileiras são felizes. Gostaria de saber onde os pesquisadores foram buscar as informações. O que vemos, quase todos os dias, são noticias de mulheres apanhando de maridos, amantes, filhos, vizinhos, etc. Isto não ocorre so nas classes mais baixas.Por outro lado, recente materia publicada, mostra que as mulheres estão bebendo tanto ou mais que os homens, Será que é isso a felicidade delas? Enfim, pesquisas mostram apenas um lado da história. Lembra daquela velha frase. Somos dois você come um frango e eu nenhum. Na média temos 50%.Abraços André

madalena disse...

concordo plenamente..uma mulher feliz rem um homem Feliz também sempre ao seu lado...compartilhando tudo...kkkk

Blog do Edson Pinto disse...

Caro André:

Pra você ver: Ou as infelizes constituem os 1,02 (diferença entre 10 e 8,98 de felizes) ou - o que seria lamentável - teríamos que considera aquela crença popular de que tem mulheres que gostam de apanhar... Brincadeira!

Na verdade - como já disse no meu texto - a felicidade é algo íntimo difícil de ser julgado por outras pessoas, senão a própria. Neste caso sou obrigado a Blaise Pascal que vaticinou que "o coração tem razões que a própria razão desoonhece"

Independente da veracidade da pesquisa o que é importante é saber que mulher felizes é pré-requisito para homens, também, felizes...

Abraço

Edson

Blog do Edson Pinto disse...

Caro André:

Pra você ver!

Ou as infelizes constituem os 1,02 (diferença entre 10 e 8,98 de felizes) ou, o que seria lamentável, teríamos que considerar com verdadeira aquela crença popular de que existem mulheres que gostam de apanhar...

Brincadeira!

Na verdade - como já disse no meu texto - a felicidade é algo íntimo, difícil de ser julgado por outras pessoas, senão a própria.

Neste caso sou obrigado a servir-me do ensinamento de Blaise Pascal que vaticinou com muita propriedade que "o coração tem razões que a própria razão desoonhece"

Independente da veracidade da pesquisa, o que é importante é saber que mulher felizes é pré-requisito para homens, também, felizes...

Abraço

Edson