1 de mar. de 2012

194) COROAS SARADOS

Pura desinformação essa história de que os coroas, em geral, não praticam exercícios físicos de forma permanente. Muitos, apesar dos cabelos brancos ou já na falta total deles, são vistos em academias levantando halteres, caminhando em esteiras elétricas, alongando o abdômen ou simplesmente exercitando os seis importantes músculos do globo ocular ao apreciar tudo o que se passa ao seu redor. Um amigo, desses cáusticos, jura que os velhuscos de academias de musculação não fazem outra coisa senão deleitar-se com as silhuetas das “popozudas” alimentando, em devaneios, suas perdidas ilusões.

Hoje, mesmo enquadrado no referido grupo, não posso ser acusado de usuário tardio de academias apenas para o propósito mencionado ao final do parágrafo anterior. Desde a época em que academia era raridade e tinha o nome genérico de escola de cultura física, eu já as freqüentava. Lá na BH do final dos 60, início dos anos 70, cheguei até a conquistar a liberdade de ter cópia da chave de uma delas que abria cedinho antes de os demais praticantes chegarem. E não eram muitos... Os equipamentos eram os triviais. Não tinha esteira elétrica e todos os supinos, leg-press, peck deck, crucifixo inclinado, pullover, remadas, agachamentos, et caterva, dependiam de montarmos, nós mesmos, os pesos nas barras e posicioná-las nos suportes. Indicadores eletrônicos, musiquinha para relaxar e outras atrações? Nem pensar...

Mas - convenhamos - ninguém consegue ser assíduo, de forma permanente, na academia de musculação, mesmo com todos os atrativos da pós-modernidade. Comigo também é assim. Durante alguns meses, ferrenho freqüentador. Depois, fatores diversos me levam a reduzir o ritmo até que tudo para. Embora prevaleça a idéia de que os exercícios físicos devam ser feitos diariamente, isto é um descabido exagero. Já está provado que três vezes por semana é a freqüência ideal. Mesmo se isso não for possível, uma vez por semana já é adequado para manter-nos a musculação rija. Caminhadas quase que diárias, aí sim, são excelentes para a parte aeróbica. Estimulam a circulação sanguínea, reduzem o peso, baixam o colesterol e nos inunda de serotonina, aquele composto orgânico que tem o mágico poder de melhorar o nosso humor e nos dar a impagável sensação de bem-estar.

Já me encontro na enésima academia da minha vida. Nesta última, comecei freqüentando de segunda a sexta, regularmente. Depois, encontrei motivos para ir somente três vezes por semana e, presentemente, quando vou duas vezes já considero um feito digno de nota. E vejam que a atual academia fica a menos de 100 metros de minha casa. Estou, neste inicio de 2012, reforçando meu propósito de voltar a freqüentá-la três vezes por semana como acho adequado. Enquanto isso, tento refletir se, para os que nasceram em meados do século passado, têm, de fato, essa necessidade imperiosa da prática regular dos exercícios físicos em academias. Explico o porquê:

Desci 40 degraus para chegar ao meu escritório onde, além de trabalhar, curto como local preferencial para uma boa leitura e meus afazeres quando estou em casa. É mais fresco no verão e, além disso, coloca-me próximo às plantas do quintal que tanto gosto. Mas, esqueci os óculos no closet e preciso voltar. Sem eles, nada feito... Mais 40 degraus escadas acima. Observo que os ligamentos cruzado, o patelar, o lateral, bem como os músculos fibulares, o sóleo, o plantar e os flexores, entre outros, são convocados a trabalhar duro para movimentar as quase seis arrobas do meu corpo.

Quando subo para outras tarefas, não raro me lembro de que esqueci sobre a mesa do escritório o aparelho celular ou alguma anotação importante que precisaria manter comigo. Conclusão: Faço o circuito inverso e toda a musculatura é, de novo, submetida ao vigoroso exercício físico. Quantas outras situações de esquecimento típicas da idade não nos levam a movimentos físicos não planejados?

Dada a consciência que temos de que a natureza nada faz que não tenha um propósito, será que não deveríamos considerar que o esquecimento dos coroas nada mais é do que uma forma engenhosa que o Criador encontrou para nos obrigar a praticar exercícios físicos saudáveis?

Pode ser que sim. Pode ser que não... De qualquer forma, da próxima vez que você esquecer os óculos, ou o celular, a chave do carro, a carteira de documentos, a lista de compras ou o ingresso do teatro, não fique zangado com seus neurônios. Ao contrário, agradeça-os pela oportunidade de praticar algum exercício físico...


Edson Pinto
Março’2012

Um comentário:

Blog do Edson Pinto disse...

De: Edson Pinto
Para: Amigos

Caros amigos:

Agora que passou o carnaval, vamos levar as coisas da vida mais a serio!

Está na hora de começarmos a cumprir as promessas feitas quando das reflexões típicas do final de ano.

Uma delas é a de praticarmos exercícios físicos para o indiscutível bem da nossa própria saúde.

Mesmo tendo consciência disso, andei nestes últimos dias refletindo sobre essa questão relativa à forma físico dos coroas. Por isso, escrevi o texto desta semana,COROAS SARADOS.

Abraço a todos!

Edson Pinto